segunda-feira, 30 de julho de 2007

[Mochilão 4] Dia 3: Atenas

Noite bem mal dormida. O albergue ficava numa esquina movimentada, e o barulho das buzinas e das motos à noite era terrível. Para piorar, o ar condicionado não estava dando vazão, e eu acordava toda hora com bastante calor.

Acordei cedo, às 8h. No meu quarto conheci duas inglesinhas lindas. Ficamos conversando um tempo e depois saí pra comer algo, pois não tinha café da manhã no albergue. Passando pelo corredor onde ficava meu quarto, vi uma cena linda: várias ninfetinhas, na casa dos 20 anos, dormiam só de calcinha e sutiã no chão em cima das mochilas. Tinha gente até tirando foto...hahaha

Fui na Praça Omonoias comer um sanduíche e tomar um suco. Depois comprei um cartão telefônico e liguei de um orelhão para o celular do meu amigo Sascha, pra saber se ele já estava chegando. Ele disse que tinha acabado de chegar ao albergue, vindo de Budapeste. Ele estava fazendo uma viagem de volta ao mundo com 8 meses de duração, e nas minhas 2 semanas de férias, viajamos juntos pela Grécia e Egito.

Voltei ao albergue pra encontrar com ele. Ao chegar lá, ele já era amigo íntimo das inglesinhas do quarto....hahahaha

Este era o albergue:

Rua do albergue:

Saimos para conhecer a cidade.

Este é o Parlamento Grego, na Praça Syntagma:

Rua Ermou, próxima a Praça Syntagma, com muitas lojas:

Kapnikarea, uma Igreja Ortodoxa Grega do século 11, na rua Ermou:

Ruínas próximas a Praça Monastiraki:

Estava um calor de 38 graus na rua. Eu e Sascha, mesmo sendo cariocas da gema, estávamos derretendo debaixo daquele calor. Comprar garrafas d'água toda hora era questão de sobrevivência !! Até aprendi como pedir uma garrafa grande d'água em grego...."Ena megálo nerô, parakalô" !!!!

A Acrópole, um complexo de ruinas do século 5 A.C., é a principal atração turística de Atenas, e de toda a Grécia. Seu nome vem de Akron (topo) e Polis (cidade), pois fica no topo de um morro de 100m de altura. Sua função era de proteção militar, e também era um centro religioso.

Esta é a vista de cima da Acrópole. Dá para ver parte da Ágora Antiga, um outro complexo de ruínas.

Monte Likavitos à direita:

O Pathernon, principal monumento da Acrópole, construído em homenagem à deusa protetora Atena:

Teatro Herodes Atticus:

Teatro Dionysius:

Ruínas do Templo de Zeus Olímpico:

A bandeira grega no alto da Acrópole:

O Erechthenium, um outro templo no complexo da Acrópole:

Descemos o morro e fomos até as ruínas do Templo de Zeus Olímpico. Nesta foto dá para ver a Acrópole ao fundo:

Uma das ruas de pedestres de Plaka, aos pés da Acrópole. Paramos em uma loja para comprar uns souvenirs, e os vendedores eram bem gente boa. Até falaram "obrigado" , em português, quando falamos que éramos brasileiros.

Paramos para comer um gyros. Nesta foto, o atentente estava cortando a carne de cordeiro no espeto:

Os pães usados para fazer o gyros:

Fomos depois para as ruínas da Ágora Antiga, uma praça onde ficava o mercado de Atenas e onde o povo se reunia em assembléias.

O principal monumento é o Templo de Hephaestus:

Vista geral da Ágora Antiga, e a Acrópole ao fundo:

O Sascha tem a mania de tirar fotos em cartões postais do mundo fazendo umas posições loucas de Yoga, como por exemplo, ficando de cabeça pra baixo, ou ficando com o corpo parelelo ao solo usando apenas as mãos.

Ele foi fazer uma destas posições com o Templo de Hephaestus ao fundo, e pediu pra eu tirar a foto. De repente, veio uma guarda com cara de brava e falou "DELETE IT ! DELETE IT ! THIS IS A SACRED PLACE !" Mandou a gente apagar a foto e deu maior bronca. Foi o único lugar do mundo onde isso aconteceu com o Sascha !!!

Saímos de lá e fomos até o Museu Arquelológico Nacional, próximo ao albergue, mas estava fechado, pois era 2a feira.

Pegamos o metrô e fomos até Piraeus, onde fica o porto. Compramos as passagens do catamarã para a ilha de Ios para o dia seguinte às 7h da manhã.

Voltamos para o albergue para dar uma descansada, pois estava um calor sinistro. Lá pedimos para mudar de quarto, pois o ar condicionado do nosso não estava legal. No quarto novo, novos amigos: um australiano, um chinês e um italiano de origem filipina. Uma volta ao mundo !!! No pátio do albergue fizemos mais alguns amigos: um paulista, uma estoniana (que era atendente do bar no albergue) e três holandeses. Ficamos um tempo conversando lá, e depois saímos todos para comer num bar em frente ao albergue.

Quando o sol deu uma trégua, fui conhecer o Monte Likavitos, onde tinha um mirante. Mas começou a escurecer e não consegui achar a entrada. Voltei pro albergue.

Fomos tomar uma cerveja no bar do albergue, e depois fui dormir, pois no dia seguinte tínhamos que madrugar. O Sascha ainda ficou um tempo a mais no bar zoando com a galera do quarto.