terça-feira, 24 de maio de 2011

[Mochilão 8] Dia 5: Moscou - São Petersburgo

Último dia em Moscou !! Acordamos mais cedo pra tentar aproveitar melhor o dia.

Fomos almoçar de novo no Grably. Gostamos tanto desse lugar que fomos comer lá nos 3 dias que ficamos em Moscou. Comi 3 tipos de blini (crepe russo) diferentes, com recheios de cogumelos, queijo e carne moída. Comi também carne de porco (pelo menos parecia) e um espetinho de carne de carneiro.

Pegamos metrô e fomos para a estação de trem Leningradsky. Moscou tem nada mais, nada menos que 9 estações de trem !

Edifícios no estilo soviético em frente a estação.

Eu havia comprado a passagem Moscou-São Petersburgo na internet, e precisava trocar o recibo que foi enviado por email (todo em russo) pela passagem. Absolutamente ninguém falava inglês na estação. Felizmente havia um caixa eletrônico onde bastava digitar o número do recibo e do passaporte para que a passagem fosse impressa. O problema é que o menu estava todo em russo, não havia versão em inglês !!!

Passamos uns 20 minutos tentando de várias formas fazer com que a passagem fosse impressa, mas estava dando algum erro. Depois de várias tentativas, finalmente conseguimos !! Tirei até uma foto comemorando a façanha !!!

As estações de metrô de Moscou tem uma decoração incrível. É uma herança do governo comunista. Algumas delas tem mosaicos, painéis e candelabros que fazem o passageiro se sentir dentro de um palácio. Acho engraçado que os nomes das estações parecem marcas de vodka (das boas !!!): Arbatskaya, Komsomolskaya, Paveletskaya, e muitas outras "kayas".

Não podia faltar um mosaico em homenagem ao Lenin !

Andar no metrô de Moscou não é nada fácil. É tudo escrito no alfabeto cirílico, e achei as indicações bem confusas. Essa placa, por exemplo, mostra as estações próximas, e quais são as linhas que passam nestas estações.

O transporte em Moscou é muito bom. São 11 linhas de metrô, mais 3 linhas de trem expresso ligando o metro aos 3 aeroportos da cidade. Nessas horas que vemos que o Brasil está bem atrasado quando o assunto é infra-estrutura. A desvantagem do metrô de Moscou é que ele é muito cheio. Parece que a cidade toda anda de metrô. Os poucos ônibus que vi pelas ruas estavam vazios. Mesmo ao meio-dia, fora da hora do rush, os vagões do metrô estavam razoavelmente cheios. Na hora do rush fica impraticável ! Fiquei impressionado também com o intervalo entre os trens. Enquanto no Rio chega a ser de 6 minutos, lá não demorava nem um minuto, e isso fora da hora do rush !

Maquinas que vendem jornal no metrô:

Vimos alguns mendigos em frente a estação de trem Leningradskaya, mas em momento nenhum vi crianças pedindo dinheiro. Achei a pobreza bem pequena se comparada com o Brasil. Algo que percebi é que entre os moscovitas há muitos com traços orientais, talvez vindos da Sibéria. Os trabalhadores mais humildes, que fazem trabalhos braçais (como as faxineiras do albergue) tem traços orientais.

Descemos em frente a estação de trens Kievsky, numa região com predios comerciais modernos.

Ali perto fica a Rostovsky Most, uma ponte com uma cobertura de vidro. Muito maneira !

Vista do Rio Moscou em cima da ponte:

Dentro da ponte, uma exposição:

Uma praça em frente a estação Kievsky:

Voltamos pro albergue pra buscar a bagagem. Já estávamos meio atrasados, e fomos voando pra estação Leningradsky. Nosso trem saindo às 16:30 !! Chegamos quando faltavam apenas 10 minutos...

Esse é o Sapsan, o trem-bala russo. A viagem de 650Km até São Petersburgo durou 4h, numa velocidade máxima de 200 Km/h. Quando vamos ter um desses no Brasil ?? Se a gente fosse de avião, era bem capaz de demorar até mais que de trem, considerando o tempo de deslocamento até o aeroporto, mais a antecedência necessária pra fazer o checkin.

O trem percorreu um grande planície com florestas de pinheiros e pequenos vilarejos com casas de madeira.

As cervejas que tomamos no trem. Tinha um vagão-restaurante e também um serviço de bordo (pago) idêntico ao dos aviões.

Chegamos em São Petersburgo e pegamos o metrô. Logo de cara já percebemos que a cidade está mais preparada para o turismo que Moscou, pois as placas no metrô tem tradução em inglês.

As estações de metrô da cidade tem um sistema interessante. Os passageiros não conseguem ver os trilhos, porque há uma parede separando a plataforma do vão onde o trem passa. Quando o trem chega, as portas abrem. Olhando assim, parece um monte de portas de elevador.

Descemos na estação Gostiny Dvor, na Avenida Nevisky, a principal da cidade. Andamos 2 quarteirões para chegar ao albergue (Friends Hostel). A fachada externa é esquisita, mas por dentro achei bem legal. Fomos atendidos por duas simpáticas recepcionistas russas, e também conhecemos um brasileiro que tinha acabado de chegar também.

Tomei um banho e fomos sair pra comer algo.

A rua do albergue às 23:15 da noite, ainda claro !

São Petersburgo é uma cidade cortada por diversos canais e pontes, como Amsterdam e Veneza. A primeira impressão da cidade foi nota 10 ! Muito bonita !!

Penamos pra conseguir achar algum lugar aberto pra comer. Achamos um kebab aberto, e estávamos com tanta fome que comemos 2 kebabs !! Não podia faltar uma cerveja "ВАЛТИКА" (Baltika) pra acompanhar...muito boa !

A Avenida Nevsky por volta da meia-noite, bastante movimentada.

Demos uma volta pra ver se a gente achava algum lugar legal pra tomar uma cerveja, mas não achamos nada que valesse a pena. Como já estávamos cansados, fomos dormir.