quinta-feira, 3 de julho de 2008

[Mochilão 5] Dia 22: Praga

Acordamos tarde e tomamos café da manhã no albergue.

Esta era a vista da janela do nosso quarto:

O dia estava ensolarado. Perfeito para um passeio pela cidade.

O primeiro lugar que conhecemos em Praga foi a Starometské Námestí (Praça da Cidade Antiga). Essa praça é uma das mais bonitas que já vi !!! A beleza das construções antigas é impressionante. Foi declarada Patrimônio Cultural da UNESCO. É o coração da cidade, rodeada de igreja e casas antigas.

Video que gravamos na praça:

Carros antigos expostos na rua:

Vimos esta curiosa bicicleta passando pela praça:

Staroměstská radnice (Prefeitura Antiga), construída em 1388, com o seu famoso relógio astronômico. De hora em hora, uma multidão de turistas se aglomera em frente ao relógio para ver os 12 apóstolos que aparecem como se fossem o "cuco".

A famosa Karluv Most (Ponte Carlos), construída em 1357 sobre o Rio Vltava, com 30 diferentes estátuas de santos. É uma ponte exclusiva para pedestres. Reúnem-se na ponte vendedores de souvenirs, pintores e músicos. Fica lotada de turistas.

Vista do Pražský Hrad (Castelo de Praga):

Barcos-bares atracados no Rio Vltava:

O tcheco é um idioma muito sinistro. Parece muito com o russo (oralmente não saberia diferenciar um do outro), mas usa o alfabeto romano com uns circunflexos invertidos em várias consoantes. As palavras costumam ser uma sequência louca de consoantes, quase sem vogais, só para complicar ainda mais. A frase "strč prst skrz krk", por exemplo, é um trava-lingua popular em tcheco, e significa "meter o dedo na garganta". Só consegui memorizar algumas poucas expressões de sobrevivência, como "dobré ráno" (bom dia), "dobrý vecer" (boa noite), "dekuji" (obrigado), "pivo" (cerveja) e "mluvite anglicky ?" (você fala inglês ?). O que você imagina que essas placas querem dizer ?

A Karluv Most (Ponte Carlos):

O Pražský Hrad (Castelo de Praga) visto da ponte:

O rio passa por baixo desta construções:

Bar com espreguiçadeiras à beira do rio:

A Rua Nerudova, que vai subindo uma ladeira em direção ao Castelo:

Paramos num restaurante na Rua Nerudova para almoçar. Os preços eram justos, e a cerveja (Budweiser Budvar), era MUITO BOA !!! E o principal, foi a cerveja mais barata da viagem até então (caneca de meio litro = 6,50 reais) Comemos carne com uns pedaços de bolo, estava gostoso.

Subimos mais a Rua Nerudova até chegar ao Castelo:

Vista da cidade no alto da Rua Nerudova, na praça em frente ao Castelo:

Praça em frente ao Castelo:

Troca da guarda:

Umas meninas fazendo graça com o guarda:

O Pražský Hrad (Castelo de Praga) é um complexo com palácio, igrejas, torres, museus, pátios, jardins, ruas e casas históricas. Tudo, menos castelo !!! Foi fundado no século 9, e era originalmente residência dos príncipes e reis da Boêmia. Atualmente é a residência presidencial.

A Catedral de São Vito, dentro do Pražský Hrad:

Já eram quase 17h e não daria mais tempo de conhecer o Palácio Real e as outras atrações do complexo.

Começou a chover torrencialmente, e ficamos tipo 1h esperando a chuva passar sentados num banco na entrada do Palácio. Quando a chuva deu uma melhorada, saímos de lá. Conhecemos um paulista gente boa lá, e voltamos os três em direção a Karluv Most. Combinamos de tomar uma cerveja mais tarde, e falamos pra ele passar à noite no nosso albergue.

Voltamos pro albergue e tomamos um banho. A sala de estar estava bombando !!! Várias gatas. A Priscila (a carioca que tínhamos conhecido no dia anterior na recepção) já era amiga de todo mundo no albergue. Éramos vários brasileiros, e o português virou idioma comum nos corredores, como o inglês. Mudamos até a cultura local no albergue, instituindo como cumprimento oficial entre homem-mulher os dois beijos na bochecha, em vez do frio aperto de mão. As gringas gostaram da idéia. No nosso quarto chegou uma canadense linda, e duas austríacas, que toparam ir pra night com a gente. O paulista apareceu no albergue e partimos todos pra Karlovy Lázně, a maior boate de Praga, bem ao lado da Karluv Most.

Com as austríacas, indo pra night:

Entrada da boate Karlovy Lázně. O ingresso custou apenas 120 coroas tchecas (cerca de 12 reais).

A boate era GIGANTE !!! Tinha 5 andares recheados de gatas. O mais importante: a cerveja (caneca de meio litro) custava cerca de 5 reais, show de bola !!! Exatamente 5 vezes mais barato que nas nights que fomos na Noruega ! Ficamos lá até 5 da manhã, e voltamos muito loucos pro albergue.