domingo, 22 de maio de 2005

[Mochilão 2] Dia 4: Madri

Domingo, dia da tradicional "Corrida de Toros" (Touradas). Por mais cruel que seja, eu não poderia deixar de ir para ver como é. Fui de manhã até a Plaza de Toros de Las Ventas, e havia uma fila ENORME, formada em sua imensa maioria por turistas, como eu.

DSC00906.jpg

Fiquei quase 2 horas na fila, debaixo de sol forte, mas algo me dizia que valeria a pena. Como a "Corrida" era só às 19H, aproveitei para conhecer o estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid. Fiz uma visita guiada MUITO MANEIRA !

DSC00908.jpg

Conheci tudo: arquibancadas, camarotes, vestiários, sala de troféus, e descemos até o gramado tirar uma foto no famoso banco de reservas, onde as maiores estrelas do futebol mundial sentam naqueles bancos Recaro.

DSC00915.jpg

Essa foto eu fiz questão de tirar: o troféu da gloriosa vitória do Real Madrid sobre o Vasco no mundial de 98:

DSC00920.jpg

Chegou a hora de voltar pra Plaza de Toros de Las Ventas. Cheguei lá exatamente às 19H. O lugar estava completamente lotado. Para minha supresa, era lugar marcado. Um dos funcionários me ajudou a encontrar o lugar. Quando cheguei na minha fileira, vi que havia um lugar vazio bem no meio dela, a uns 10 metros de onde eu estava. Tive que pedir licença pra todo mundo, e era apertado pra caramba passar ali. Começou a tourada. Soltaram um touro, e o toureiro ficava dando "olé" nele, como vemos em filme e desenho animado:

DSC00929.jpg


Começaram a passar uns outros toureiros de cavalo, que se aproximavam do touro e espetavam uma espécie de seringa gigante na parte de cima dele. O toureiro que estava "a pé" continuava a irritar o touro com os seus "olés". A galera gritava e apoiava o toureiro. Depois de umas 4 "seringadas", o touro foi ficando visivelmente fraco, até que o toureiro espeta uma lança nas costas do touro, que morre na hora. A multidão vai a loucura, aplaudindo o toureiro, enquanto o touro é arrastado por cavalos pra fora da arena:

DSC00937.jpg

É realmente uma crueldade a matança dos touros. Em algumas cidades da Espanha (como Barcelona) a tourada foi proibida. Durante a tourada que assisti, mataram 5 touros. Tinha uns velhinhos espanhós de boina do meu lado que vibravam tanto, que parecia até que estavam num estádio de futebol, e que o time deles tinha goleado. Do meu outro lado tinha duas americanas que estavam chocadas com o que estavam vendo, e toda hora viravam a cara pro lado dizendo "Oh my god ! Another bull was killed !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário