sexta-feira, 21 de agosto de 2015

[Mochilão 14] Dia 11: San Andrés

Acordei cedo (6:30h) porque havia reservado um passeio para o Cayo Bolivar e a van ia me buscar às 7:15 na recepção.

Pois bem, às 7:15 eu já estava lá no sofá da recepção esperando. Deu 7:30, 7:40, 8:00...e nada. Perguntei na recepção, e me avisaram que o passeio havia sido cancelado por causa das condições do mar. :-(  A guarda costeira colombiana só autoriza a travessia de 25Km (45 minutos) de lancha entre San Andrés e Cayo Bolivar quando o mar não está agitado. Me devolveram o dinheiro do passeio (180 mil pesos = R$243). 

Esse é o passeio mais caro que pode se feito em San Andrés, mas dizem que vale cada centavo, porque a beleza de Cayo Bolivar é espetacular. Fiquei muito frustrado de não poder conhecer esse pedaço de paraíso. Não daria para remarcar o passeio para o sábado, porque o retorno seria às 17h, quando já precisaria estar no aeroporto. Não daria tempo. Fica para uma próxima oportunidade. 

Uma foto de Cayo Bolivar que baixei da internet. Olha só o que eu perdi !!


Resolvi fazer um outro passeio para Haynes Cay e Johnny Cay, duas ilhas que ficam bem mais próximas de San Andrés que Cayo Bolivar. O passeio custou 15 mil pesos (R$20). Reservei na recepção do hostel, e a recepcionista me falou para esperar o barco no "muelle" (píer), que ficava a uns 10 minutos a pé de lá. 

O pier de San Andrés, com um monte de empresas que fazem passeios de barco:



Embarcando:

Até Haynes Cay foram uns 20 minutos de travessia. Chegou todo mundo encharcado !!


Haynes Cay é uma das ilhas mais bonitas que já vi na minha vida ! Sensacional !! A água era tão clara que parecia uma piscina. A ilha estava bem cheio quando cheguei, com um monte de barcos chegando ao mesmo tempo, mas nem me incomodei com isso.




Os barcos desembarcam numa pequena ilha ao lado de Haynes Cay chamada Acuario, e dá para ir andando pelo mar até Haynes Cay.


Há um locker neste bar, onde deixei minha mochila (5 mil pesos = R$6,75).



O Acuario é um lugar sensacional para mergulhar com snorkel. Havia muitas famílias com crianças, que faziam a maior festa no mar com águas mornas e tranquilas da ilha.


Foto que tirei debaixo d'água com a minha "GoPobre" :-)


Haynes Cay vista do Acuario:


Indo a pé pelo mar para Haynes Cay: 







Haynes Cay e o Acuario ao fundo:




Haynes Cay:


Depois de passar 1:30h em Haynes Cay, partimos para Johnny Cay. Foram mais uns 20 minutos navegando até lá.

Chegando em Johnny Cay:




É necessário pagar uma taxa de 4 mil pesos (R$5,40) para entrar na ilha.


Fomos recepcionados por um guia, que informou o horário da volta (15h) e nos levou para o bar "conveniado" da empresa de turismo, para quem quisesse almoçar lá. Me pareceu ser também o mais caro da ilha. Guardei minha mochila no bar e fui dar uma volta na ilha.


Comprei uma cerveja Aguila (5 mil pesos = R$6,75)


Há varios bares na ilha:




A ilha estava bem cheia:







Iguanas:


Este lado da ilha é mais vazio:



Palmeiras:

Comprei uma cocada de uma "baiana" (3 mil pesos = R$4)


Dando um mergulho:



De volta à San Andrés:


Galera andando de Jet Ski:


Calçadão:




Playa Sprat Bight:


Show de salsa numa praça:


Uma mesquita:


Comi no El Corral. O combo com hamburguer, fritas e refri colombiana foi 18 mil pesos (R$24,30).


De noite chegaram quatro hóspedes no quarto bem estranhos. Eram dois caras e duas mulheres que deviam ter uns 25 anos no máximo. Não eram casais. Pelo menos não pareciam. Numa tentativa de socializar, perguntei de onde eles eram, e...fui simplesmente ignorado !! Fiquei no vácuo ! Nunca tinha passado por isso em todos os hostels onde já fiquei. Se você está num quarto coletivo, a regra de etiqueta número 1 é se apresentar para os seus "room mates" assim que você chega, até por uma questão de educação ! Não precisa virar o seu melhor amigo, mas pelo menos um diálogo básico tem que acontecer. O francês e a colombiana que estavam no meu quarto desde o primeiro dia também acharam esse pessoal bem esquisito. Eles simplesmente ignoravam a nossa presença no quarto. Percebemos depois que uma das mulheres tinha voz grossa !!! Travesti, será !? Bizarrooo.....

Fui com eles (a colombiana e o francês) para um bar (cerveja Club Colombia 2 mil pesos = R$2,70) e depois entramos no Coco Loco, a maior boate da ilha. Foi a melhor noite de toda a viagem !!Tocava salsa e a galera toda dançava na maior empolgação. 

A entrada custou 10 mil pesos (R$13,50) e a cerveja Club Colombia era 8 mil pesos (R$10,80).




Como minhas habilidades com a salsa são nulas, foi bem engraçado quando dancei com uma menina de Bogotá que conheci por lá. Acho que acabei dando uma aula básica de forró pra ela, hehehe.

As duas músicas que mais tocaram durante a viagem foram "Vivir mi Vida" (Marc Anthony) e "Bailando" (Enrique Iglesias). Entraram para a trilha sonora da Operação Fênix ! :-)  Cada uma deve ter tocado umas 3 vezes na Coco Loco !!



Depois ainda encontramos com um colombiano gente boa que estava no nosso quarto. Ficamos todos por lá até umas 3h da manhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário