segunda-feira, 13 de agosto de 2007

[Mochilão 4] Dia 17: Paris - Rio

11 horas de vôo depois da decolagem em Paris, cheguei no Rio às 5 da manhã. Era a segunda noite seguida sem dormir. Ao sair do avião, eu mal conseguia ficar em pé, estava um zumbi ! A pior parte é que......... era uma segunda-feira e EU TINHA QUE TRABALHAR !!!!! Tive a genial idéia de querer aproveitar ao máximo os dias de férias e ir trabalhar direto, virado, sem dormir ! Só deu tempo de passar em casa, tomar um banho e ir trabalhar. Eu juro que nunca mais faço isso comigo mesmo, é um castigo !!!! Eu fiquei as 8 horas de trabalho tomando café e fazendo força pra me manter acordado. As pessoas falavam comigo e eu demorava alguns segundos pra conseguir processar. Só fiquei dando page-up, page-down e alt-tab, não conseguia fazer mais nada. Meu corpo implorava por um travesseiro e uma cama bem aconchegante. Às 18h fui direto pra casa e DORMI MUUUUUUUUITO depois de quase 60 horas acordado !!!

domingo, 12 de agosto de 2007

[Mochilão 4] Dia 16: Cairo - Paris

Chá de cadeira no aeroporto do Cairo de meia-noite às 7 da manhã. Obviamente não consegui dormir.

O vôo para Paris partiu às 7h. Foram 5 horas de vôo, chegando lá às 11h, hora local. Como meu vôo de volta pro Rio era só às 23h, tinha o dia livre para fazer um passeio pela cidade. Já era a minha 3a vez em Paris, mas rever essa cidade fascinante é sempre legal.

Como eu estava virado, a verdade é que eu estava um bagaço, mas jamais trocaria um dia de Paris por uma dormida !!!

Peguei o trem e desembarquei no coração da cidade, na Ile de la Cité, ao lado da Catedral de Notre-Dame. O tempo estava feio e fazia 18 graus, beeeem diferente do sol e calor da Grécia e do Egito !!!

Rio Sena e um Bateau-Mouche:

Ile de la Cité:

La Samaritaine:

Bateau-Mouche:

Bateau-Mouche e a Pont des Arts ao fundo:

Paris Plage, a praia dos parisienses:

Pont Neuf, a mais antiga da cidade:

Institut de France, visto da Pont de Arts:

O famoso Café Fouquet's na Champs-Elyssés:

Precinhos camaradas: caviar - 210 euros, carpaccio de entrada - 28 euros

Arco do Triunfo:

Peguei novamente o trem com destino a Saint-Denis, onde fica o famoso Stade de France, palco da vitória da França sobre o Brasil na Copa de 98. Fiz uma visita guiada à arquibancada, vestiários e camarotes.

Voltei para me despedir de Paris, pois já eram 19h. Fui ver a Torre Eiffel.

Peguei o trem de volta para o aeroporto, fiz checkin e às 23h o vôo decolou de volta para o Rio. Au revoir, Paris !!!

sábado, 11 de agosto de 2007

[Mochilão 4] Dia 15: Dahab - Cairo

Último dia no Egito e penúltimo de férias !!!

Acordei cedo, pois queria aproveitar ao máximo.

Antes de mais nada, fui tirar dinheiro, pois tinha apenas 10 libras (R$3) na carteira. Achei um caixa eletrônico empoeirado de um banco egípcio. Eu tinha certeza absoluta que meu cartão de débito do Banco do Brasil (Visa Eletron) não ia funcionar naquele caixa. Bem, tentar não tira pedaço. Coloquei meu cartão, solicitei 300 libras e digitei a senha. Em poucos segundos, para minha surpresa, apareceu "TRANSACTION ACCEPTED" e o dinheiro saiu como num passe de mágica !!! Viva a tecnologia ! No meio do deserto, a milhares de kilômetros de casa, consegui sacar dinheiro em moeda local direto da minha conta no Brasil em poucos segundos !!!

Fui fazer mais dois mergulhos. O Sascha preferiu fazer um passeio de jeep pelo deserto para conhecer uma tribo de Beduínos.

O primeiro mergulho foi na praia onde tínhaos ido no dia anterior, num lugar conhecido como "The Lighthouse". O megulho foi ótimo, vi muitos tipos de peixe , tartarugas e corais.

O segundo mergulho foi no lugar conhecido como "Eel Garden". A princípio, o mergulho não parecia ser muito atrativo, pois não tinha muitos peixes, nem corais. Mas logo depois veio a surpresa: do fundo do mar brotaram umas minhocas, que na verdade eram enguias (daí o nome do lugar, que em inglês significa "Jardim de Enguias"). A medida que a gente se aproximava, as enguias entravam na areia e sumiam. A gente se afastava, e elas saíam de novo. Eram muitas, a perder de vista. Parecia mesmo um jardim. Muito maneiro !!!

Voltei para o hotel e encontrei com o Sascha, que já tinha voltado do passeio.

Estava chegando a hora de partir. As 19h me despedi do Sascha, que ia continuar a viagem dele de volta ao mundo durante mais 4 meses.

Peguei um translado até o aeroporto da cidade de Sharm-el-Sheikh, a maior da península do Sinai, a 1h de estrada. Fiquei no aeroporto esperando o vôo até 23:30.

No banheiro do aeroporto, uma das coisas mais irritantes do Egito: o assédio ao turista. Sim, até no banheiro !!! Ao entrar lá, um picareta de plantão na porta me ofereceu um pedaço de papel. Já tinha sido alertado sobre estes picaretas de banheiro. Eu podia recusar, mas aceitei só de raiva, porque tinha certeza que ele ia cobrar pelo papel. Lavei as mãos e ao sair, dei uma moeda de 10 centavos de libra (não valia praticamente nada). Ele fez uma cara !!! Mas não tenho medo de cara feia.

O vôo da Egypt Air até o Cairo durou menos de 1 hora. Fiquei meio bolado, porque o avião fazia uns barulhos esquisitos, parecia que ficava estalando. Era um Boeing que parecia mal conservado. Mas correu tudo bem. Cheguei meia-noite no Cairo, e fiquei fazendo hora no aeroporto até as 7 da manhã (uma maravilha...chá de cadeira, e mais uma noite virada), quando meu o vôo da Air France para Paris decolou.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

[Mochilão 4] Dia 14: Dahab

Quinto dia no Egito, quinto dia de sol e céu azul sem sinais de nuvens !!! Aliás, na Grécia foi a mesma coisa. Ou seja, 14o dia seguido de sol !!!

Fomos pegar uma praia.

O calçadão num trecho mais afastado, onde não tem mais hotéis ou restaurantes:

O mar azul-turquesa parece até Caribe !!!

Este é o Magic Lake, um pequeno lago perdido entre o deserto e o mar. Paisagem surreal !!!

Onde o mar encontra o deserto...

Vida chata !!!

Passamos a tarde na praia. Não tinha ninguém !!! A praia era só nossa !

Logo depois, chegaram várias vans cheias de turistas europeus da terceira idade, e invadiram nossa praia. Hora de partir !

A noite, fomos comer num restaurante na beira da praia. Aproveitamos pra fumar um Narguilê de menta ! A comida estava muito boa (peixe com uma sopa de entrada), e foi muito barato (algo próximo a R$15)

Demos umas voltas pelo calçadão e pelos dois únicos bares da cidade, mas estavam muito fracos. O movimento de turistas na cidade ainda não tinha se recuperado após o atentado de 2006. Fomos dormir cedo para aproveitar o último dia em Dahab.