quarta-feira, 18 de junho de 2008

[Mochilão 5] Dia 7: Estocolmo - Oslo

Acordamos às 11h, e fomos almoçar na Kungsgatan.

Depois pegamos um barco no Gamla Stam (Centro Histórico) até a ilha de Skansen.

Na ilha está o enorme parque do Skansen, que é uma espécie de museu ao ar livre, algo como uma cidade cenográfica que mostra como viviam os suecos antigamente.

Dentro do Skansen havia ainda um zoológico.

Saindo de lá, fomos fazer um lanche: um cone enorme de frango com salada e purê de batata. Comia com um garfo.

Fomos pro Kungsträdgården assistir Suécia x Rússia no telão. O local estava bem cheio. Váaaaarias gatas maravilhosas...nem prestamos atenção no jogo !!! hahaha

Até as garis eram gatas !!! Inacreditável !!!! Olha aí a prova !!!

Loiraças suecas !!!

Encontramos com o cearense e a sueca que havíamos conhecido na 2a feira. Tiramos essas fotos com eles:

Um vídeo que fizemos no local mostrando a torcida sueca...várias gatas !!!

Esse era o nosso último dia na Suécia, infelizmente !! Eu estava adorando tudo, principalmente as mulheres, hehehehehe. Ficamos até uma 21h no jogo, depois voltamos pro albergue e partimos pra estação central de trens.

Nosso trem para Oslo, na Noruega, partiu às 22h. Era um trem noturno, com cabines. Nossa cabine era a mais barata, para 6 pessoas. Era bem apertada, com 2 beliches triplos (!!!). Quase não tinha espaço pra bagagem de todo mundo. Tive que colocar minha mochila atravessada no final da minha cama (onde ficavam meus pés), e não dava nem para eu me esticar direito.

A impressão que tive da Suécia foi impactante. Primeiríssimo mundo. A cidade é limpíssima, a rede de transportes é ampla e eficiente. Segurança total, pobreza zero (só vimos um único mendigo, provavelmente imigrante). Me chamou a atenção também que não havia quase nenhuma diferença social. Não vimos ricaços ostentando riqueza, nem gente miserável pelas ruas. Os habitantes todos pareciam formar uma grande classe média, com um bom padrão de vida. O Palácio Real, simples e sem ostentação de riqueza, era o símbolo de uma sociedade igualitária e quase perfeita.