sexta-feira, 23 de abril de 2010

[Mochilão 7] Dia 4: Bangkok

O vôo Nova York - Pequim durou 13 horas. O avião fez uma rota transpolar, subindo pelo Canada até o extremo norte, e depois descendo pela Rússia (Sibéria) até chegar a Pequim. Umas 3 horas depois de decolar de NY, a paisagem que eu via pela janela do avião era muito linda: milhares de lagos congelados e muita neve. Na Sibéria, a paisagem era muito bonita, com montanhas nevadas e rios congelados.

DSC02390.jpg

E foi assim até faltarem umas 2 horas pra chegar a Pequim, quando o gelo deu lugar ao deserto:

DSC02392.jpg

O estranho é que o trajeto todo foi feito de dia, não escureceu momento nenhum, mas pra mim, pela hora de Nova York, já era madrugada. Não consegui dormir, achei muito desconfortável o assento na classe econômica. Fui conversando uma boa parte do trajeto com um chinês que morava nos EUA. Ele me passou várias dicas legais de Pequim.

O avião pousou em Pequim às 18:30, hora local (6:30 da manhã na hora de Nova York, fuso horário de 12 horas a mais). Como a decolagem foi às 17h do dia anterior, na prática eu havia perdido o dia 23/5 viajando.

O aeroporto de Pequim é impressionante. Os chineses levaram apenas 4 anos para construir para os jogos de 2008 o maior terminal de aeroporto do mundo. Nunca vi nada parecido, é realmente ENORME, faraônico. Tem 3,2 Km de extensão, com formas arquitetônicas que lembram um dragão. Igualzinho ao Galeão, heheheh.

Ao desembarcar, não tive tempo nem de respirar, fui correndo pegar meu vôo pra Bangkok, que já estava decolando.

Mais 5 horas de vôo. Finalmente escureceu ! Cheguei em Bangkok às 23h (13h em NY, fuso horário de 11 horas a mais), 20h depois de sair de NY. Eu estava completamente estragado. Meu corpo não sabia mais o que era dia, e o que era noite.

O aeroporto de Bangkok também é muito bom, ultra moderno, coisa de primeiro mundo. Há uma linha de trem expresso ligando o aeroporto ao centro da cidade em apenas 15 min. Passei pela imigração, e fui buscar minha mochila. E aí surge o primeiro imprevisto da viagem: minha mochila não chegou !!! Vôo com conexao com horário apertado costuma dar nisso. Fui reclamar no balcão da Air China e eles me informaram que a mochila estava em Pequim, e que seria enviada no vôo seguinte para Bangkok, às 21h do dia seguinte. Eles disseram que entregariam a mochila no meu albergue. Eles não me ofereceram nenhum "kit de sobrevivencia" , achei muito ruim isso. Só fiquei com a roupa do corpo. Algumas empresas aereas dão esse kit. Não tive escolha, passei numa loja do aeroporto e comprei pasta de dente, escova e barbeador.

O ônibus do aeroporto era só ate meia-noite e o trem ainda não tinha sido inaugurado. Tive que pegar um taxi. Achei o sistema honesto: o passageiro informa no balcão pra onde ele vai, e dá o papel pra o taxista. Se você tiver algum problema com o taxista, pode denunciá-lo a cooperativa. O taxista mesmo assim tentou me sacanear, não ligou o taximetro, mas reclamei logo de cara e ele falou que o preco era fixo em 400 baht. Eu já sabia que daria entre 200 e 250 baht. Eu falei que não queria e que ia descer, e entao ele desistiu. Qual é ??? Isso não funciona com brasileiro, heheh ! Aí ele ligou o taximetro. Passamos por uma longa via expressa até chegar ao centro da cidade. A primeira impressão de Bangkok foi boa. Não vi pobreza ou favelas. O centro tem prédios comerciais altos e modernos. As ruas são limpas. A corrida deu 370 baht (mais ou menos R$20) incluindo os pedágios.

Fazia muito calor, 29 graus a noite. Parecia o verão do Rio.

Achei o albergue (Lub d Hostel) MUITO BOM ! O melhor que já vi. Limpissimo, banheiros grandes, quartos tambem grandes e com ar condicionado. Tomei um banho e fiz um lanche no 7 Eleven que tinha a 2 quadras do albergue. No caminho, reparei que as ruas eram limpas, apesar de ser o centrão da cidade.

Eu bem que queria dar uma saida, tomar uma cerveja, fazer uma night, afinal de contas era uma SEXTA ! Mas já estava tarde, eu estava MUITO cansado. O jet lag estava triturando meus neurônios. Fui dormir às 3:50 da manhã, mas para mim na verdade eram 16:50, por causa do fuso horário ! Ou seja, fiquei acordado por 32h, pois tinha levantado às 10h em NY!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário