segunda-feira, 6 de junho de 2011

[Mochilão 8] Dia 18: Split - Hvar

Acordamos às 10h. No quarto, conhecemos dois finlandeses que tinha acabado de chegar.

Compramos a passagem do catamarã para a ilha de Hvar, e comemos numa lanchonete.

A vista do porto de Split:

O catamarã que pegamos:

A viagem até Hvar durou 1h.

Hvar é uma dos principais destinos turísticos da Croácia, assim como Dubrovnik. É famoso por ser o lugar mais ensolarado do país, por ter uma vida noturna intensa (não é a tôa que é chamada de "Nova Ibiza") e fica lotada de turistas nos meses de julho e agosto. Os meses de junho e setembro são melhores por terem hospedagem mais barata, e a ilha fica menos lotada e menos quente.

Se estiver viajando em grupo de 2 ou mais pessoas, não vale a pena ficar em albergue em Hvar, pois a ilha tem ótimas pousadas com preços camaradas, pelo menos fora dos meses de altíssima temporada de julho e agosto. Pagamos apenas 200 kunas a diária (100 kunas por pessoa = R$30 !!!) na pousada que escolhemos (Villa Marija), o mesmo valor que pagamos pra ficar num quarto com mais 4 pessoas no albergue em Split ! Uma verdadeira pechincha !

A ilha de Hvar é enorme, mas tudo fica concentrado em apenas um lugar conhecido como "Hvar town", a vila onde fica o porto e inúmeras pousadas, bares e restaurantes. No alto de uma montanha atrás da vila, uma fortaleza construída pelos venezianos na idade média.

Na reserva que recebi por email, as indicações de como encontrar a pousada eram meio complicadas. Parecia um "mapa do tesouro", com indicações do tipo "subir escadaria depois dos pinheiros". A própria reserva aconselhava ligar para a pousada para alguém ir te buscar de carro no porto. Ligação internacional de celular é um abusurdo de caro, e não estava achando nenhum "cyber café" para ligar via skype. Não tive alternativa: liguei para a pousada, mas deu uma mensagem em croata e inglês de que não era possível completar a ligação. Foi quando apareceu uma mulher croata pergunando se a gente precisava de ajuda para encontrar nossa pousada, pois a cena de turistas perdidos no porto é muito comum. Quando falei que procurava a Villa Marija, ela disse que é a própria Marija, a dona ! Muita coincidência !!!

Ela nos levou de carro para a pousada, que fica no alto de um morro, junto com várias outras pousadas e casas de veraneio. Bem gente boa a Marija. Nos deu um drink de boas-vindas, um mapa com dicas de lugares legais e uns panfletos de descontos para restaurantes. Se a gente decidisse subir o morro por conta própria com 20kg de bagagem nas costas, acho que desistiríamos na metade do caminho !!! hehehe

Achei a pousada muito show de bola para o preço ! Acho que nunca conseguiria algo por preço tão baixo no Brasil, principalmente num lugar turístico !! O quarto tinha até cozinha !

Fotos do quarto:

Varanda:

Vista da varanda:

Tomamos uma ducha e descemos de novo pro porto pra procurar algum lugar pra almoçar.

Uma pequena praia de pedras com águas cristalinas:

O calçadão:

A praça principal em frente ao porto:

A fortaleza veneziana:

Bandeira croata:

Uma viela com lojas de souvenirs:

Almoçamos num restaurante muito barato em frente ao porto. Comi um spaghetti por 45 kunas (R$14) e tomei um chope de 500ml por 15 kunas (R$4,50) !!

Voltamos pra pousada pra tirar um cochilo, pois a noite prometia !!!

Descemos de volta pro porto ãs 22h pra comer algo. Comemos numa pizzaria. comi um calzone enorme, que saiu por 58 kunas (R$18).

Achei Hvar sensacional ! Um pedaço de paraíso !!! Já estou arrependido de passar apenas 2 noites aqui !

Aida não vimos nenhum sinal de pobreza na Croácia ! Em todas as cidades por onde passamos nessa viagem vimos mendigos e alguém pediu dinheiro pra gente, menos em Split e Hvar !

A fortaleza veneziana à noite:

A night foi no Kiva Bar, que estava bombando !!! Cerveja croata Ozujsko long neck por 20 kunas (R$6,20). O DJ só tocava musica maneira...tocou de tudo, de AC/DC a Michael Jackson, de Lady Gaga a Men at Work !! No final, a atendente do bar tava liberando cerveja de graça pra mim !! "Gift from the house ! "dizia ela. Gostei disso, ehehhehehe !!

O bar fechou às 2h da manhã e voltamos pra pousada.