sexta-feira, 17 de junho de 2011

[Mochilão 8] Dia 29: Cracóvia - Vilnius

Último dia na Polônia !

O despertador tocou às 9:30, e acordei com uma ressaca sinistra ! Dormiria até umas 2 da tarde tranquilamente, mas não podia, porque o checkout do albergue era às 10h. Isso é outra coisa ruim que alguns albergues tem, checkout cedo demais, e se você sai no dia anterior, acaba dormindo pouco e acordando estragado !

Dia de muito calor, 28 graus !!

Tomei café da manhã no albergue, estava incluido na diária.

Como meu vôo para Vilnius era só às 21h, eu tinha o dia inteiro para conhecer Cracóvia. Só não daria para conhecer Auchwitz, o famoso campo de concentração nazista da 2a Guerra (a 80km de Cracóvia), porque ia ficar meio apertado pra ir depois pro aeroporto.

A frente do albergue:

DSC06125.jpg

Portão de entrada nas antigas muralhas da Stare Miasto (Cidade Antiga):

DSC06126.jpg

DSC06179.jpg

Rua de parapelepípedos dentro da Cidade Antiga:

DSC06128.jpg

Rynek Glowny (Praça do Mercado), a maior praça medieval da Europa (200m x 200m):

DSC06129.jpg

DSC06130.jpg

DSC06133.jpg

DSC06136.jpg

Um pavilhão no meio da praça. Dentro dele, várias barracas vendendo souvenirs:

DSC06132.jpg

Bonde:

DSC06137.jpg

Um parque:

DSC06138.jpg

O Castelo de Wawel, no alto de um morro:

DSC06141.jpg

DSC06140.jpg

DSC06144.jpg

DSC06145.jpg

DSC06146.jpg

DSC06150.jpg

DSC06151.jpg

Catedral:

DSC06143.jpg

Vista para o rio:

DSC06152.jpg

Uma caverna embaixo do castelo:

DSC06154.jpg

DSC06156.jpg

Esse dragão em frente ao castelo solta até fogo !

DSC06153.jpg

Fui em seguida no Kazimierz, o bairro judeu de Cracóvia. Durante a 2a Guerra, os judeus da cidade foram levados para um campo de concentração nazista e foram exterminados. Hoje há pouco mais de 200 judeus na cidade.

DSC06163.jpg

DSC06167.jpg

DSC06168.jpg

Uma pequena lanchonete vendendo pierogi (prato típico polonês):

DSC06158.jpg

Cemitério judeu:

DSC06159.jpg

Restaurante de comida judaica:

DSC06161.jpg

Há coisas escritas em hebreu por toda a parte nesse bairro:

DSC06162.jpg

A Antiga Sinagoga:

DSC06164.jpg

Estudantes de Belas Artes desenhando paisagens:

DSC06165.jpg

Na Polônia há lojas que vendem só bebidas alcoólicas, mas não são bares:

DSC06169.jpg

Uma outra praça na cidade antiga:

DSC06170.jpg

DSC06171.jpg

A moda em Cracóvia é passear nesses carros elétricos:

DSC06173.jpg

Carruagens:

DSC06175.jpg

Conversando com o chope ?? hehehe

DSC06178.jpg

Almocei uma lasanha num restaurante "chique" na cidade antiga, na Praça do Mercado, e com a bebida, a conta foi de apenas 37 zlots = R$21 !

As polacas são gatas demais !! No restaurante onde eu almocei tinha umas coisinhas lindas demais...Meu Deus !!

Enquanto eu estava almoçando, passaram uns caras tocando sanfona e pedindo dinheiro dos fregueses. Cena bem manjada para nós brasileiros. É só trocar a sanfona pelo pandeiro !!

Outra cena bem manjada foi de uns camelôs que eu vi saindo correndo com as mercadorias pra fugir da fiscalização da polícia.

Vi umas velhinhas andando de mão dada pela cidade ! Acho que é costume mesmo por aqui, não deve ter a ver com lesbianismo !!

O shopping que fica ao lado do albergue:

DSC06180.jpg

Voltei pro albergue pra pegar minha mochila, e fui pegar o trem para o aeroporto. Só havia uma máquina de vender passagens, que estava quebrada. Tive que enfrentar uma fila enorme pra comprar a passagem. Entrei no trem quando faltava menos de 1 minuto pra ele sair ! Essa foi por pouco !!! O trem demorou uns 20 min pra chegar ao aeroporto.

DSC06181.jpg

O terminal doméstico é improvisado, num galpão, algo como os "puxadinhos" que a Infraero está fazendo em alguns aeroportos do Brasil.

Peguei o voo para Varsóvia, que demorou 40 min, depois uma conexão para Vilnius, capital da Lituânia (mais 1:30 de voo). O avião da LOT (empresa polonesa de aviação) era um bimotor turbohelice para uns 60 passageiros. Eu tenho um pouco de medo de andar nesses aviões menores, mas o voo foi bem tranquilo !!

Como a conexão em Varsóvia foi apertada (o avião já estava quase saindo), fiquei com medo da minha mochila não chegar em Vilnius, pois já tive problemas algumas vezes com bagagem que não chega. Felizmente deu tudo certo, a mochila chegou !!

Com mais 1h de fuso, cheguei em Vilnius 1h da manhã. Não tinha mais nenhum tipo de transporte público. Minha única opção era pegar taxi, algo que eu evito ao máximo, porque considero a maneira mais fácil de ser enganado !!

Tentei negociar um valor fechado, mas o taxista disse que só rodava com taximetro ligado. O problema é que ele podia ficar dando voltas e me levar para um "city tour", fazendo um caminho bem maior do que o necessário. Ele me pareceu honesto. O caminho foi de uns 5Km no máximo, mas quando olhei pro taximetro, quase não acreditei: 92 litas (R$61) !!! Que facada ! Me senti roubado !!!

O albergue (Hostel Gate) fica numa rua tranquila da cidade antiga. Estava frio (18 graus).

A recepcionista era bem gente boa, além de ser maior gata !! Me mostrou o albergue e o meu quarto. Aprendi com ela a primeira palavra em lituano: "ačiū" (pronuncia-se "atchiu" e significa "obrigado")

Tomeu uma ducha, e cama !! Apesar de ser 6a feira, já era quase 2h da manhã, e eu estava morto !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário