domingo, 5 de junho de 2005

[Mochilão 2] Dia 18: Roma - Vaticano

Acordei cedo pra ver o Papa no Vaticano, pois era domingo e tinha missa. Ao chegar no Vaticano, vi que a Praça de São Pedro estava completamente lotada:

DSC01563.jpg

Era gente de tudo quanto é lugar do mundo. Várias bandeiras do Brasil. Após uma longa espera, uma das janelas de um prédio lateral se abre, um pequeno tapete é desenrolado para fora, e ele surge, o Papa, para delírio da multidão.

DSC01565.jpg

Ele rezou uma missa durante um bom tempo. Eu não aguentei ficar muito tempo ali, estava um calor muito forte e muito cheio.

Peguei um trem e fui conhecer o Lido di Roma, que é a praia dos romanos. Fica a cerca de 30Km de Roma. No trem, uma cena engraçada: um casal de adolescentes italianos discutindo. O italiano em geral fala alto e tem a mania de ficar falando um por cima do outro, ao mesmo tempo. Imagina como deve ser um casal italiano discutindo. Eles ficavam berrando juntos, e o trem todo escutando a briga deles. Eu só entendia duas palavras: "stronzo" (idiota) e "cazzo" (merda).

Em Lido di Ostia os edificios são todos baixos, mais ou menos como no Recreio. O curioso é que a areia da praia foi quase toda "privatizada", ou seja, foi transformada em pequenos clubes, onde as pessoas pagam pra passar o dia, com direito a cadeira de praia, barraca de sol, e umas cabanas de madeira onde as famílias podem almoçar e tomar banho.

Um dos poucos trechos de praia pública:

DSC01567.jpg

Um dos trechos privados:

DSC01568.jpg

A praia vista de um pequeno píer:

DSC01571.jpg

Ao voltar pra Roma, fui degustar mais uns pedaços de pizza. Na Itália, não existem todos esses sabores de pizza que estamos acostumados a ver no Brasil, como frango com catupiry, calabresa, portuguesa, napolitana... os sabores mais comuns são margherita, peperoni e marinara (sem queijo). E também não tem esta história de comer pizza dividindo com várias pessoas. Ou você pede um pedaço de pizza cortado em tiras, como na foto abaixo, ou pede uma pizza inteira só pra você (neste caso, seria equivalente a uma pizza brotinho).

DSC01576.jpg

Como era meu último dia em Roma, fui a noite me "despedir" do Coliseu. Fiquei sentado num banco, olhando pra ele todo iluminado, durante um bom tempo. Uma cena que não vou esquecer !

Ao voltar pro albergue, conheci uma galera maneira no meu quarto. Um grupo de 5 norueguesas gatas que acabavam de chegar (e adoraram quando eu disse que era brasileiro, ehhe), mais duas americanas, e um casal de canadenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário