segunda-feira, 13 de junho de 2005

[Mochilão 2] Dia 26: Amsterdam - Delft - Haia

Meu último dia na Holanda. Eu tinha que aproveitar ao máximo !!! Madruguei às 7h e prometi pra mim mesmo que só voltaria pro albergue quando já estivesse escuro, coisa que só acontece às 23h no verão europeu.

Tomei café da manhã no albergue. Aproveitei a manhã pra rodar pelas partes de Amsterdam por onde ainda não tinha passado.

Esta é a Museumplein (Praça dos Museus), onde ficam os 3 museus mais importantes da cidade: Rijksmuseum, Van Gogh Museum e Stedelijk Museum.

DSC01763.jpg

Construções com arquitetura típica holandesa:

DSC01760.jpg

Bicicletas por todos os lados:

DSC01762.jpg

Cartaz de uma festa anunciando o DJ Marky (BRASIL) como estrela máxima...

DSC01764.jpg

Museu da Tortura, com impressionantes instrumentos de tortura utilizados na Idade Média.

DSC01765.jpg



DSC01766.jpg



DSC01767.jpg

Casa de Anne Frank, uma menina judia que morou com sua família durante 2 anos escondida dos nazistas num anexo da casa durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje a casa é um museu que conta a história da menina. A entrada do anexo era feita através de uma porta escondida atrás de um armário. É possível visitar este anexo no museu. Durante o tempo em que ficou escondida no anexo, Anne Frank escreveu um diário, que foi convertido em livro após sua morte num campo de concentração nazista em 1945.

DSC01768.jpg

Peguei um trem pra conhecer a cidade de Delft, a 1h de viagem de Amsterdam.

Mega-estacionamento de bicicletas. Foto tirada da janela do trem:

DSC01771.jpg

Delft é uma linda cidade de 100 mil habitantes próxima a Haia e Rotterdam. É uma espécie de "mini-Amsterdam", pois também é cortada por canais, e tem casas com arquitetura típica holandesa. Possui uma das principais universidades da Holanda, a Technische Universiteit Delft.

Moinho no meio da cidade:

DSC01772.jpg

Muitos canais, como em Amsterdam:

DSC01775.jpg

Você se atreve a pronunciar o nome desta rua ?

DSC01774.jpg

A Nieuwe Kerk (Igreja Nova):

delft2.jpg

A Stadhuis (Prefeitura):

delft3.jpg

Peguei o trem pra Haia, que fica a apenas 9Km de Delft.

Haia (Den Haag, em holandês, ou The Hague, em inglês) é a terceira maior cidade da Holanda. Apesar da capital holandesa ser Amsterdam, Haia é a capital administrativa, pois lá fica a sede do governo, e a família real. Também é sede do Tribunal Internacional de Justiça.

Esta cidade era um mistério pra mim. A única coisa que sabia sobre ela antes de conhecê-la é que se trata da capital administrativa do país. Confesso que me surpreendi muito ! Haia é uma cidade linda !

Desembarquei em Haia as 19h, e tinha apenas 3h pra dar uma volta por ela antes de escurecer. A região central tem prédios altos e modernos:

DSC01779.jpg



DSC01782.jpg



DSC01783.jpg

Paleis Noordeinde (Palácio Real):

DSC01784.jpg

Parque Van Stol:

DSC01785.jpg

Fui andando até a praia de Scheveningen (6 Km / 1h de caminhada), que é muito bonita, com um Cassino e um Pier sensacional. A beleza das construções compensa a falta de beleza natural.

DSC01786.jpg



DSC01788.jpg

Um enorme quiosque com o nome de Copacabana:

DSC01790.jpg

Holland Cassino:

DSC01793.jpg

Pier:

DSC01794.jpg



DSC01796.jpg



DSC01797.jpg

Já passavam de 22h e estava escurecendo. Eu ainda tinha que andar 1h de volta até a estação de trens. Até tinha uma linha de bonde que passava por lá, mas eu não tinha a menor idéia do caminho que ele fazia, e achei que a chance de me perder seria menor se eu voltasse pelo mesmo caminho a pé.

Parei num Burger King pra fazer um lanche, e tratei de me apressar, pois ainda teria um longo caminho de volta. Estava com medo de perder o último trem e ter que dormir lá em Haia.

Cheguei na estação de trens às 23:30 completamente acabado. Eu estava andando desde 7:30 da manhã. Devo ter andado uns 30 km durante todo o dia. Cheguei no albergue em Amsterdam quase 2 da manhã, e desmaiei na cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário