domingo, 17 de setembro de 2006

[Mochilão 3] Dia 17: Istambul

Último dia em Istanbul !!!

De manhã fui no Istanbul Arkeoloji Müzesi (Museu Arqueológico de Istanbul), um dos 5 maiores museus arqueológicos do mundo.

É enorme e muito interessante. Passei a manhã inteira lá. Entre as principais atrações, o sarcófago de Alexandre, o Grande:

DSC01161.jpg

Réplica do Cavalo de Tróia:

6DSC01162.jpg

Uma coisa muito curiosa que vi em Istanbul: os "pesadores de rua". As pessoas pagam a eles um trocado para usar a balança e se pesar no meio da rua.

pesador_istanbul.jpg

Peguei o bonde moderno e saltei no ponto final em Kabatas. Fui caminhando até o fantástico Palácio de Dolmabahçe (a cedilha em turco tem som de "tch"). Foi construído no século XIX durante o final do Império Otomano, com influências européias. Lembra o Louvre em Paris ou o Palácio de Buckingham de Londres.

A visita é guiada, em grupos de 20 pessoas. Para entrar no Palácio, é necessário envolver os sapatos num saco plástico, para não sujar o piso.

Entrada do Palácio:

DSC01169.jpg

Jardins:

DSC01170.jpg

O magnífico interior:

DSC01171.jpg

DSC01172.jpg

DSC01175.jpg

DSC01180.jpg

Uma porta no ancoradouro:

1DSC01182.jpg

Saindo do palácio, peguei o funicular para subir até a praça de Taksim:

DSC01189.jpg

Praça de Taksim:

DSC01190.jpg

Istiklal Caddesi, principal rua de pedestres da região de Beyoğlu:

DSC01192.jpg

1DSC01206.jpg

Cena comum nos países islâmicos: "casais" de homens andando abraçados. Não se trata de homossexualismo. São apenas bons amigos.

casais_istanbul.jpg

Nos cafés de Istanbul, é comum ver grupos de homens jogando gamão e fumando narguilê:

5DSC01200.jpg

Doces turcos !!!

DSC01201.jpg

Ronaldinho mais uma vez como garoto propaganda, dessa vez no ônibus:

DSC01205.jpg

Loja de porcelanas turcas:

DSC01207.jpg

Meu lanche:

DSC01211.jpg

De noite, fiquei sentado admirando por um bom tempo a linda Mesquita Azul, escutando o cantarolar das orações.

Quando levantei, fui mais uma vez abordado por um turco, que perguntou "Where are you from ?", e tentou ser meu "amiguinho". Depois de 5 minutos de conversa, já veio com um papo de querer me mostrar um bar ali perto. A cidade está cheia destes "falsos amigos", que são na verdade "promoters" de bares e boates, que ficam tentando atrair turistas para estes lugares.

Voltei pro albergue e preparei minha mochila, pois 1h da manhã a van ia passar para me levar para o aeroporto. Próxima parada: Munique, Alemanha !!! Terra da Oktoberfest !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário